O review que se segue, destina-se à série Devil May Cry, e em
grande parte ao quarto jogo da série Devil May cry, esta pois, é sem dúvida uma das franquias de sucesso da Capcom. O título é a
continuação do segundo jogo da série, visto que,a ordem cronológica é dada da seguinte forma : DMC 3 - Dante's
Awakening, DMC, DMC 2 e DMC 4.Um dos principais fatores que levaram a série ao sucesso é a
jogabilidade. O sistema de combos e a variedade de armas e golpes atraíram
muitos jogadores ao longo dos anos. É importante frisar que em todos os jogos
da série, a jogabilidade se mantém da mesma forma.Assim como a intensa história do jogo, devido a sua complexidade e
drama familiar vividos pelo protagonista Dante.
Feitas as considerações, vamos a análise de algumas
características.
Gráficos: Com o surgimento dos novos consoles, e o desenvolvimento
das GPU's Os gráficos de Devil May Cry 4, em relação títulos aos anteriores da
série, apresenta uma melhora significativa, com massivas adições de shaders,
texturas em alta definição e um level design muito bem desenvolvido, o jogo
surpreende até certo ponto. Os problemas começam a acontecer, quando ocorre a troca de
personagens, a partir do momento em que se assume o controle de Dante, volta-se
nos mesmos cenários e chefes já passados anteriormente por Nero, com pequenas
adições de gelo ou construções destruídas nos cenários, mas ainda sim causando
uma sensação de repetitividade no jogo.
Jogabilidade: A jogabilidade, assim como citada acima, se manteve
ótima ao longo da série, o jogo também mantém sua fórmula de single player, a
facilidade de interação do usuário com o ambiente proporciona uma
experiência incrível, até mesmo a simples movimentação do personagem foi
otimizada em relação aos seus antecessores, com combos brutais e uma incrível
variedade de armas, o jogo possui um sistema impecável nesse quesito. O que
acarreta problemas no jogo, são as falhas notáveis, como citado acima, tem-se o
problema da repetitividade nos cenários, para mascarar essa sensação, ganham-se
novas armas a cada chefe enfrentado, e os chefes, diferentemente de Nero,
quando enfrentados por Dante, são de fato, destruídos. Outra falha no jogo, é o
nível de dificuldade, os monstros tem uma IA relativamente fraca, não obstante,
apesar da exuberância do último chefe, derrotá-lo não é uma tarefa difícil. E sem dúvida, a maior falha do jogo, se encontra na troca do
protagonista Dante, por Nero. Devido a falta de carisma de Nero, ele conta com
diversos facilitadores durante a batalha, um deles é seu Devil Bringer e o
outro é seu Devil Trigger. Mas, apesar desses facilitadores, Dante apresenta
uma variedade de golpes e armas muito mais eficientes, o que no caso, se torna
um paradoxo, visto que, a Capcom optou por investir em um novo personagem
principal, mas melhorou imensamente o personagem anterior, exaltando ainda mais
a popularidade de Dante e diminuindo a de Nero.
História: A história, assim como a jogabilidade, manteve-se ótima.
Desta vez conta-se a história do jovem Nero, que assim como Dante, tem uma metade
humana, e uma metade demônio.O foco da história gira em torno da irmandade que o jovem Nero faz
parte, a irmandade Holy Knights. A princípio, Dante é alvo de vingança de Nero,
mas após descobrir a verdade sobre os Cavaleiros Sagrados, isso acaba mudando.
De fato, a trama ao decorrer do jogo é muito empolgante. O maior problema é em
relação ao personagem principal, Nero é um típico herói, que enfrenta seus inimigos em busca de
justiça e para salvar sua amada Kyrie. Mas, o fato de Nero ser um típico herói,
nao é o problema, o que acontece é que, devido ao fato dos três jogos anteriores terem Dante como personagem
principal, o jogo acabou perdendo um pouco do seu charme. Visto que,
Dante, de fato é um anti-herói, e é um dos personagens mais estilosos já criados.
Em Devil May Cry 4, Dante é colocado apenas como catalisador. Nero está muito
aquém de ser um personagem carismático, não apenas devido a forma como ele
foi retratado no jogo, mas por realmente ser um personagem sem graça e por ter
tomado o lugar de protagonista dos títulos anteriores da série.
Som: Os efeitos sonoros continuam impecáveis, e realistas. Já a
trilha sonora como um todo, é bastante enjoativa em relação aos anteriores, as
músicas usadas são como uma releitura das músicas dos jogos anteriores da série Devil May Cry, porém são
cansativas e não proporcionam uma boa experiência ao jogador.
Portabilidade: O jogo tem portabilidade para PC/PS3/XBOX360. E
conta apenas com modo single player offline, assim como seus antecessores.
Contudo, Devil May Cry 4 poderia ter sido muito melhor do que foi.
A Capcom pecou em aspectos cruciais que tornaram a série Devil May Cry um
sucesso, sendo assim, perdeu-se muito da qualidade que os jogos anteriores tinham, e para mascarar os erros e atrair
os jogadores, o jogo conta com incríveis gráficos e mantém seu impecável
sistema de combate.
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