terça-feira, 17 de abril de 2012

Análise: Golden Axe (RetroGame)



                               


Golden Axe
Desenvolvedora
Sega
Conversões
Data(s) de lançamento
Beat’em up, adventure, action
Modos de jogo
Single-Player ou CO-OP
Joystick, 3 botões



O clássico beat’em up da Sega, Golden Axe é um game 16-bits que foi lançado originalmente para Arcades em 1989 e se popularizou quando chegou a versão console para Mega Drive e posteriormente varias outras plataformas, em resumo todas as versões trazem o mesmo enredo, existe suaves diferenciações em razão da capacidade de hardware de cada sistema.

Ambientado num cenário estilo Conan, o jogador deve conduzir seu personagem por cenários repletos de inimigos até o castelo de Death Adder para resgatar o rei e a rainha, no clássico estilo de "pancadaria" (hack and slash, na linguagem do gênero), como Double Dragon.



Análises Técnicas :
·         Gameplay

Golden Axe possui um gameplay simples, onde todos os comandos basicos servem para todos os personagens, sendo eles: Uma sessão simples de golpes, ataques aereos, ataques aereos descendentes ( sendo este mais dificil de acertar e causa maior dano), e golpes que se projetam para o lado oposto do personagem acertando quem estiver em suas costas.

Outro aspecto são as montarias que vez ou outra aparecem (geralmente sendo controladas pelos inimigos) que da possibilidade do jogador controlar seu personagem montado em cima dela, e cada uma possui uma caracteristica distinta e imutavel independente do personagem escolhido.

Ao final das fases, além de contar uma breve historinha, têm-se o momento de ‘quebra de ritmo’ no jogo, aonde os personagens se encontram durmindo e uns larápios devestimenta azul surgem para roubar seus pontos de magia. A cada hit que este ladraozinho toma ele dropa um ponto de magia (ele possui bem mais do que rouba). Em algumas dessas cenas também surgem um outro variante deste, com vestimentas verdes, que ao serem acertados dropam uma comida que regenera sua HP.



§  Inteligência Artificial

A inteligencia artificial do jogo é seu maior ponto negativo aonde EM TODAS AS SITUAÇÕES (com apenas uma exceção comentada a seguir), os inimigos só tem uma única máquina de estado: Seguir o Jogador.  Isso implica em diversos ‘glitches’ que anula totalmente a dificuldade do jogo em certos pontos. (como mostra a figura abaixo)

                     Note que a primeira caveira da esquerda para direita esta prestes a cometer suicidio.
E isso acontece durante todo o jogo de manerias diferentes, em certos pontos a cena ja é iniciada com o suicidio automatico de alguns inimigos, basta estar parado no lugar certo e a IA faz o resto pelo jogador.

Outro mapeamento falho da IA, é a ordem de prioridades estabelecida pelo inimigo. Se houver uma montaria no cenário da qual ninguém esteja montando, o inimigo automáticamente é estabelecido com prioridade máxima a adquirir a montaria, mais uma vez levando o jogador a mais um exploit do jogo, sendo que é mais fácil ficar batendo no inimigo enquanto ele vai atras da montaria ao inves de adquirir a montaria para si proprio.

                                                      Exemplo de uma cituação citada acima.

Golden Axe é um jogo bastante auto-explicativo, onde sem o jogador sentir de fato e sem pausas, encontramos uma excelente primeira fase que nada mais é do que um tutorial. Logo de cara ja começa o combate contra criaturas simples, um pouco mais a frente ocorre uma pequena variação de inimigos, seguido de um “ponto de descanço” onde não aparece oponente mas já é possivel coletar os primeiros pontos de Magia, e pra finalizar um último encontro de oponentes variados e dois Sub-Chefes. Essa lógica torna-se um padrão para o decorrer do jogo inteiro, sendo modificado apenas Level Design e o grafico de dificuldade da fase (sendo ele gradativo).

                                             video enviado por TheKnightOfNee para o youtube

Facilmente o jogador consegue estabelecer um padrão semelhante para os inimigos do jogo, existe sete tipos distintos, o resto são simples reaproveitamento de sprites mudando as cores aumentando sua força e HP, mas obedecendo os aspectos dos originais.

                               

  • Personagens (Como esse Death Adder é mau ;x)

Golden Axe possui três personagens jogáveis,  e possuem diferenciações em termos de atributos:

                                                              print da apresentação do jogo
Ax Battler é um personagem equilibrado, onde sua força de ataque e magia está entre Tyris e Gilius (força menor que de Gilius e maior que de Tyris / magia mais fraca que de Tyris e mais forte que de Gilius). Seu elemento é a Terra

                                                               print da apresentação do jogo
Tyris Flare é a mais fraca dos três mas em compensação possui a magia mais poderosa. Seu elemento é o Fogo

print da apresentação do jogo

Gilius Thunderhead é o mais forte dos três e sua magia é a mais fraca, seu elemento é Trovão.

Trilha Sonora:
A trilha de Golden Axe é bastante caprichada, maior parte das músicas o jogador consegue distinguir a introdução e final, mesmo sendo tocadas em loop, vale lembrar que a trilha desse jogo é uma das coisas mais marcantes para os players atuais que desfrutaram deste clássico no passado.

Conclusão:
Golden Axe possui la suas qualidades e falhas dentro da sua limitação de 16-bits com gráficos e animações bem sólidas para a época. É indiscutivelmente um clássico a ser respeitado e passou uma forte herança para o que veio posteriormente, sem contar que virou uma franquia que rendeu nome e lucros para a Sega (apesar de em termos de opinião pública, este primeiro foi o de maior sucesso).  Apesar de seus inúmeros bugs, glitches*, exploits** e afins, Golden Axe consegue trazer Diversão de diversas maneiras não somente para fans da franquia e saudosistas pois quando era novidade foi de grande sucesso entre os jogadores de arcade e console. Lembrando que como já citou o aclamado autor do livro Theory of fun for gamedesigners (considerado um dos, senão o mais indicado livro na área)  Raph Koster, podemos identificar vários dos elementos pesquisados por Koster presentes em Golden Axe, como suas progressões padronizadas e constante desafios para jogadores de primeira viagem, e o que faria o jogador voltar ao jogo mesmo depois de ter depurado ele por completo, pode estar ligado a sensações nostálgicas e/ou agradáveis ao nosso cérebro como: Apreciação estética (seja ela em arte, música, etc)ou apenas a oportunidade de reviver “aquela época”. Qualquer que seja a questão, pois varia de pessoa para pessoa, Golden Axe é prova de que possui esses aspectos pois é tema de assunto e perpetuou até os dias de hoje sendo sempre citado por jogadores pela defasagem de uma proposta assim atualmente.






Curiosidades:


  • Ax Battler foi inspirado em Conan, da franquia Conan o Bárbaro, vale lembrar também que algumas músicas de Golden Axe possuem semelhanças com as de Basil Poledouris responsável pela trilha do filme.
  • Tyris Flare foi inspirada em Red Sonja também ligado ao universo de Conan o Bárbaro.
  • Tentaram reviver a franquia nos dias de hoje com Golden Axe: Beast Rider aonde Tyris Flare é protagonista, mas não implacou tanto que poucas sabem da existência desse jogo.


Comentários Pessoais  do Autor :
Eu jogo Golden Axe desde a época em que era “novidade” até os dias de hoje, mesmo sabendo praticamente 100% a respeito do jogo ainda encontro diversão jogando ele, principalmente em sua IA sensacional! Quando jogo com meu irmão a diversão está realmente presente em “Como ludibriar a IA” , fazendo os inimigos suicidarem de maneiras radicais e inovadoras, e as vezes perigosas arriscandos nossas proprias vidas para tal ^^,  fica a dica para os senhores (é realmente divertido fazer isso xD).
Se tiverem algo a acrescentar/discordar/trocar expericencias/etc.  Sintam-se livres para usar a área de comentários para isso.
Qualquer duvida/crítica/sugestão entre em contato conosco ;D
Agradeço a atenção e fiquem na paz !

6 comentários:

  1. Muito boa a análise em geral. Bem curta, algo que eu associo mais ao próprio genero do game do que a escrita da análise, mas foi bem direta em demostrar os aspectos técnicos do game. Unica crítica ao meu ver foi a dificuldade de entender certos termos colocados na análise. No mais, boa análise

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    1. Opa, intenção é essa, direto ao ponto hehe, vlw ai pelo comment!

      Seguinte a respeito dos termos tecnicos, como estamos focando de algo sobre o ponto de vista de desenvolvedores é um pouco dificil fugir deles.. Entao por isso estamos para implementar um post fixo que contará com um vocabulario tanto de girias gamers qt de termos tecnicos ;D como isso ainda n foi feito, tentei ao maximo evitar este tipo de termo, mas deve ter escapado alguns !

      ty

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    2. Seção contendo um vasto vocabulário técnico/gamer já implementado ;D confira no menu Glossário \o\

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  2. Um grande jogo na epoca, e pra mim continua sendo ate hj, vira e mexe coloco ele pra rodar no emulador, pra ficar ludibriando a IA, que assim como foi dito no artigo, tambem acho umas das coisas mais divertidas do jogo.

    Segue um link com as musicas do golden axe remixadas na guitarra:
    http://www.youtube.com/watch?v=nvkvVgg4Z74

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  3. Muito boa a análise, gostei bastante .
    Deu até saudades do game agora.
    Uma dos melhores jogos que já joguei , clássico .

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