domingo, 22 de abril de 2012

Bibliografia


Neste post será registrado algumas das bibliografias usadas como pesquisa em algumas matéias deste blog e sugestões de leitura para os interessados na área de desenvolvimento e/ou entretenimento.

Este tópico terá sempre que possível atualizações à respeito do conteúdo, e sintam-se livres para ajudar na construção desse post.

Este livro aborda um dos assuntos mais pertinentes que rondam o Game Design, o que torna um jogo divertido! Nesta obra, Raph Koster, abordar a fundo este tema com um excelente material de pesquisa e experiência, tratando desde conceitos psicológicos até desafios e éticas no cenário Gamer. Considerado um dos (senão o) livro mais conceituado da área.



Neste livro escrito por Brenda Brathwaite e Ian Schreiber traz como foco várias maneiras de treinar o game design tanto solo quanto em grupo, sendo muito útil em cenário universitário por conter vários exercícios distintos envolvendo jogos não-digitais que acabam por desenvolver ambas as questões (digitais e não digitais).


Considerado o Pai na área de roteiro, cinema e também jogos, O Herói de Mil Faces, apresenta o monomito, conceito de jornada cíclica presente em mitos com o antropólogo Joseph Campbell. Da qual o autor especifica em 3 estágios: A partida/separação, Iniciação e o Retorno. E contida nesses estágios vem os 12 passos do herói detalhados pelo autor tendo em base uma ampla pesquisa que passa dem filosofia e psicanálise analisando mitos e histórias fantásticas comumente conhecidas.


Neste livro, o roteirista de Hollywood, Vogler, traz o conceito de Monomito e o destrincha principalmente aos personagens, descrevendo arquétipos anexados a cada tipo de personagem.

  • Quests: Design, Theory, and History in Games and Narratives (Jeff Howard, 2008)

Nesta obra o assunto a respeito de Quests é tratado muito bem a fundo, levando desde suas origens históricas à sua apicação e influência direta em Games, trazendo vários exemplos de jogos, situações e ensinando diversas técnicas de narrativa (inclusive o monomito), e até alguns exercícios de programação (C#).

  • Game Development Essentials: Game Story & Character Development (Marianne Krawczyk e Jeannie Novak, 2006)

Mais um título da aclamada série de livros Game Development Essentials, aborda o tema de estruturação de narativa em Games de uma forma bem prática e técnica, contendo exercícios no final de cada capítulo, e como os demais livros da série, várias fotos de referência coloridas e notas de outros profissionais famosos da área.


Um livro fantástico da área de quadrinhos que veio a ser muito bem aceito pela indústria de Games (principalmente para gamedesigners), apresenta de forma bastante criativa, através de próprios quadrinhos, um olhar crítico em relação à percepção de padrões. Aborda como tema principal: roteiro, criação, desenhos e animação.


Um livro abordando Level Design, e estabelecendo um passo a passo do processo de criação de um level completo, é ótimo principalmente para iniciantes testarem na prática suas teorias e se organizarem no processo de desenvolvimento.


Neste livro sobre Level Design o autor abodar o tema mais a fundo, contendo os fundamentos, os cuidados a serem tomados, detalhes que fazem a diferença e vários exemplos.




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